terça-feira, setembro 29, 2009
Twitter:uma introdução-2
Depois de concluir a parte 1 desta série de 2 colunas sobre o Twitter, acabei descobrindo na Internet um fantástico livro sobre o Twitter, com um título muito parecido com o desta coluna ( o título original para mídia impressa. Mudei o título para web). O título é “ Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter ( você já aprendeu em uma mesa de bar)”. O autor é o Juliano Spyer, e o melhor de tudo é que o livro está disponível gratuitamente para você baixar. Quem quiser, é só ir na página do Juliano no Scribd e fazer o download deste ou de outros livros dele. O link é este aqui
Continuemos então de onde paramos na semana passada. Você agora é um feliz proprietário de uma conta no Twitter. Feliz se já souber o que fazer com ela, claro. Mas você pode se perguntar, muito principalmente se for no começo, para que serve uma conta do Twitter. Aliás, você pode se fazer muitas perguntas, mas como esta coluna é apenas uma introdução ao tema, tentarei responder a três das possíveis perguntas.
A primeira: Não decidi ainda sobre o que vou escrever. O que faço?
Vamos lá. Eu sugiro inicialmente que você escolha qual o seu objetivo no Twitter. Você pode ser um artista famoso como o Luciano Huck querendo chegar primeiro ao milhão de seguidores, e por isso vai escrever curiosidades sobre sua vida particular para o povão curioso. Mas talvez você seja apenas um rapaz latino americano morando na cidade de Araxá, querendo conhecer um pouco mais do mundo fora ou dentro da América Latina. Se sua intenção for conhecer gente, escreva sobre assuntos interessantes. Envie links de informações que você acredita serem úteis para quem te segue.
E ainda, se você não for nem um artista famoso, nem um rapaz latino americano, mas sim uma empresa araxaense do ramo de comércio de calçados, você, empresa, pode escrever sobre as novidades de seu comércio, pode lançar ofertas exclusivas da loja para seu público que te segue no Twitter ( momento “ merchan”: para isso, claro, pode contratar minha empresa para lhe ajudar ).
Enfim, tendo decidido então ( ou não) quais serão seus temas no Twitter, você pode chegar á segunda pergunta: como vão me achar?
Existem algumas formas de você ficar conhecido no Twitter, principalmente quando você tem zero seguidores no seu primeiro dia.
Por favor, não entre em pânico. Pratique algumas atitudes básicas. A primeira delas: contate seus amigos para ver quem tem conta no Twitter. Isso já vai te dar um bom empurrão inicial.
Para continuar seu crescente domínio do mundo twitteiro, vá em “ search” e escreva o nome de sua cidade. Por exemplo, digite “ Araxá”, que certamente vai achar muita gente conhecida.
Para finalizar o início do crescimento do seu número de seguidores, escreva pelo menos de vez em quando sobre assuntos interessantes que possam ser “ retwittados” pelos seus seguidores iniciais. Pois se você tiver um seguidor que tenha por sua vez milhares de seguidores, imagine ele encaminhar, ou “ retwittar” sua mensagem para toda a legião de pessoas que o acompanha? E se uma parte deles gostar de sua mensagem, e começar a te seguir, ta aí: você conseguiu algo de muito bom.
Chegamos então á terceira e última pergunta: para que serve uma conta do Twitter?
Para responder a esta pergunta,veja alguns exemplos do que tem se feito no Twitter, alguns deles realmente fascinantes:
- médicos americanos transmitiram pelo Twitter, ao vivo, uma cirurgia para retirada de um tumor cancerígeno no rim, sem retirar todo o rim, para que seus colegas de Medicina no mundo todo soubessem que isso era possível
- o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, não convoca mais a imprensa para noticiar o que há de mais importante de novo no clube. Ele usa o Twitter, onde já tem quase 20.000 seguidores. Nesta semana, deu em primeira mão pelo Twitter a notícia da contratação do Ricardinho, antigo sonho do clube ( e de outros clubes também)
- a GGD Metals, empresa do setor do aço, usa o Twitter para enviar notícias do setor, para agregar conhecimento a quem tenha interesse nesta área, ou que deseja seguir carreira neste setor
Bom, estas duas colunas foram apenas uma introdução a este mundo maravilhoso do Twitter. Como em todos os outros sites da web, maravilhoso se bem utilizado, claro. Nas próximas duas semanas, irei falar sobre outro mundo maravilhoso: o do Facebook.
quinta-feira, setembro 17, 2009
Twitter:uma introdução-1
A coluna desta semana vai tratar de uma ferramenta super popular na Internet:o Twitter. Sendo um internauta diário ou não, você provavelmente ouviu falar sobre esta palavrinha antes. Se não ouviu falar, aproveite e descubra tudo o que você queria saber sobre Twitter, mas não tinha coragem de assumir que não sabia.
Esta série de duas colunas será apenas uma introdução ao assunto, já que o tema é bastante amplo, ok? Mas você já vai poder esbanjar seus conhecimentos no próximo papo de boteco.
O assunto está particularmente quente nesta semana, já que o presidente americano e amigo pessoal imaginário deste colunista, Barack Obama, citou tanto o Twitter quanto o Facebook e o Google no interessante evento de volta às aulas que ele organizou em Arlington, Virginia.
Obama disse que “alunos que 20 anos atrás se sentaram onde se sentam vocês, que fundaram o Google,Twitter e Facebook e mudaram o modo como nós comunicamos com os outros”. É um baita incentivo para voltar a estudar, não acham? Os fundadores destas ferramentas não precisaram de muito dinheiro para mudar o mundo. E realmente mudaram, com bilhões em seus bolsos, fazendo o que gostam.
Mas então, vamos um a um. Primeiro, o que é Twitter? Ele é nada mais, nada menos que um “mini blog”. Esta palavra, blog, eu não preciso explicar. Se você quiser saber o que é, tem quase 3 bilhões de referências no Google.
Mas como eu “tuíto”, você pode me perguntar. É simples. Antes de tudo, você precisa criar sua conta no www.twitter.com Eles ainda não oferecem versão em português, por isso siga o passo a passo aqui. Clique no botão meio “verde água” onde está escrito “sign up now”. Isto irá te levar para uma tela onde você preencherá apenas cinco informações. Em “full name” você escreve seu nome completo. Em “username” você escreve o nome com que deseja ser conhecido no Twitter. Este é um passo importante. Você pode ter um Twitter pessoal ou um Twitter para sua empresa. Tem gente até que cria Twitter para homenagear mortos ou assume a “persona” deles. Ou seja, são muitos os usos. Eu tenho um para uso pessoal, o @fredneumann e outro, o @100atividades para meu guia de turismo que será lançado agora em setembro, o “100 atividades para se fazer em Araxá”, originado aqui mesmo nesta coluna, em janeiro.
Escolheu seu nome? Ótimo. Em “password”, escolha uma senha não tão fácil de ser “hackeada”, contendo números e letras. Em “Email”, coloque o seu e-mail relacionado à conta que você escolheu. Se for um Twitter pessoal, é seu e-mail pessoal. Se for o de sua empresa, coloque o e-mail de sua empresa. Esta é uma sugestão, claro; pode colocar o seu e-mail que quiser. Só precisa ser um e-mail válido, que exista.
E por último, em “Type the words above”, você copia as duas palavras que estão escritas na caixa acima. Se estiverem ilegíveis, clique em “get two new words” ao lado.
Está tudo pronto para criar sua conta. Clique em “Create my account”.
Feito isso, se você quiser adicionar seus amigos do Gmail, Yahoo ou AOL na próxima página apenas coloque seu e-mail cadastrado em um destes, com sua senha, e o sistema procurará seus amigos por você. Se não quiser fazer isso, clique lá embaixo em “skip this step”. Na próxima página, o Twitter sugere automaticamente alguns nomes para você “seguir”. Se tiver alguns que interessem a você, selecione-os e clique em Finish. Ou vá para o final da página e clique em “Skip this step”. Ufa, você finalmente tem sua conta de Twitter depois de intermináveis dois minutos.
Bom, mas esse Fred Neumann ainda não respondeu a minha pergunta... Como eu tuíto?
Veja só, meu caro leitor, agora você vai em “Home” e no quadradão posicionado abaixo do título “What are you doing”? diga o que está fazendo no momento. Ou não diga. Existem muitas outras coisas a serem faladas neste espaço de “mini blog”. Perceba que a cada caractere que você colocar, o número “140” no alto do quadradão vai diminuindo, até chegar a zero, ou até a menos 1, menos 2... Caso isso aconteça, você terá que reduzir sua mensagem, pois a graça do Twitter é que você tem apenas 140 caracteres para passá-la. E assim vale para todo mundo. Do Luciano Huck ao programa “Pânico”, da Xuxa à Britney Spears. Diga-se de passagem, todos estes têm Twitter.
Pronto, escolheu o que vai escrever? Clique em “update”, abaixo do quadradão, para enviar sua primeira mensagem no Twitter.
Não decidiu sobre o que quer escrever? Não sabe como vão te achar? Fique atento para a parte 2 desta coluna, na semana que vem, aqui.
sexta-feira, setembro 04, 2009
As ruas e os Araxás
Imbiara, Imbiaraxá
Olegário Maciel, o céu das cores únicas
Getúlio Vargas, tuas vagas tão escassas
Senador Montandon, montando em cavalos
Capitão Izidro, estância hidro...hidro mineral
Uma rua que rime com Glaura
Ou Glaura rima com glória
Para rimar com história
Wilson Borges, nossos passos são mais fortes
Um político dos mais nobres
Mesmo na brevidade
Almeida Campos, nos bosques do Barreiro
Na Amazonas, perto das ex zonas
Mesmo no pretérito um aviso
Não queremos nas ruas travestis
E lá na Mariano, cada segundo é um ano
O comércio é uma década
A história secular
Aqui não tem mar,mas tem a Aracely
A avenida do grande homem que não morreu
Nas ruas de Araxá temos muitos Araxás
Corridos ou com o tempo a passar
Em colheradas de doce
Olegário Maciel, o céu das cores únicas
Getúlio Vargas, tuas vagas tão escassas
Senador Montandon, montando em cavalos
Capitão Izidro, estância hidro...hidro mineral
Uma rua que rime com Glaura
Ou Glaura rima com glória
Para rimar com história
Wilson Borges, nossos passos são mais fortes
Um político dos mais nobres
Mesmo na brevidade
Almeida Campos, nos bosques do Barreiro
Na Amazonas, perto das ex zonas
Mesmo no pretérito um aviso
Não queremos nas ruas travestis
E lá na Mariano, cada segundo é um ano
O comércio é uma década
A história secular
Aqui não tem mar,mas tem a Aracely
A avenida do grande homem que não morreu
Nas ruas de Araxá temos muitos Araxás
Corridos ou com o tempo a passar
Em colheradas de doce
Assinar:
Postagens (Atom)