quinta-feira, setembro 17, 2009

Twitter:uma introdução-1


A coluna desta semana vai tratar de uma ferramenta super popular na Internet:o Twitter. Sendo um internauta diário ou não, você provavelmente ouviu falar sobre esta palavrinha antes. Se não ouviu falar, aproveite e descubra tudo o que você queria saber sobre Twitter, mas não tinha coragem de assumir que não sabia.
Esta série de duas colunas será apenas uma introdução ao assunto, já que o tema é bastante amplo, ok? Mas você já vai poder esbanjar seus conhecimentos no próximo papo de boteco.
O assunto está particularmente quente nesta semana, já que o presidente americano e amigo pessoal imaginário deste colunista, Barack Obama, citou tanto o Twitter quanto o Facebook e o Google no interessante evento de volta às aulas que ele organizou em Arlington, Virginia.
Obama disse que “alunos que 20 anos atrás se sentaram onde se sentam vocês, que fundaram o Google,Twitter e Facebook e mudaram o modo como nós comunicamos com os outros”. É um baita incentivo para voltar a estudar, não acham? Os fundadores destas ferramentas não precisaram de muito dinheiro para mudar o mundo. E realmente mudaram, com bilhões em seus bolsos, fazendo o que gostam.
Mas então, vamos um a um. Primeiro, o que é Twitter? Ele é nada mais, nada menos que um “mini blog”. Esta palavra, blog, eu não preciso explicar. Se você quiser saber o que é, tem quase 3 bilhões de referências no Google.
Mas como eu “tuíto”, você pode me perguntar. É simples. Antes de tudo, você precisa criar sua conta no www.twitter.com Eles ainda não oferecem versão em português, por isso siga o passo a passo aqui. Clique no botão meio “verde água” onde está escrito “sign up now”. Isto irá te levar para uma tela onde você preencherá apenas cinco informações. Em “full name” você escreve seu nome completo. Em “username” você escreve o nome com que deseja ser conhecido no Twitter. Este é um passo importante. Você pode ter um Twitter pessoal ou um Twitter para sua empresa. Tem gente até que cria Twitter para homenagear mortos ou assume a “persona” deles. Ou seja, são muitos os usos. Eu tenho um para uso pessoal, o @fredneumann e outro, o @100atividades para meu guia de turismo que será lançado agora em setembro, o “100 atividades para se fazer em Araxá”, originado aqui mesmo nesta coluna, em janeiro.
Escolheu seu nome? Ótimo. Em “password”, escolha uma senha não tão fácil de ser “hackeada”, contendo números e letras. Em “Email”, coloque o seu e-mail relacionado à conta que você escolheu. Se for um Twitter pessoal, é seu e-mail pessoal. Se for o de sua empresa, coloque o e-mail de sua empresa. Esta é uma sugestão, claro; pode colocar o seu e-mail que quiser. Só precisa ser um e-mail válido, que exista.
E por último, em “Type the words above”, você copia as duas palavras que estão escritas na caixa acima. Se estiverem ilegíveis, clique em “get two new words” ao lado.
Está tudo pronto para criar sua conta. Clique em “Create my account”.
Feito isso, se você quiser adicionar seus amigos do Gmail, Yahoo ou AOL na próxima página apenas coloque seu e-mail cadastrado em um destes, com sua senha, e o sistema procurará seus amigos por você. Se não quiser fazer isso, clique lá embaixo em “skip this step”. Na próxima página, o Twitter sugere automaticamente alguns nomes para você “seguir”. Se tiver alguns que interessem a você, selecione-os e clique em Finish. Ou vá para o final da página e clique em “Skip this step”. Ufa, você finalmente tem sua conta de Twitter depois de intermináveis dois minutos.
Bom, mas esse Fred Neumann ainda não respondeu a minha pergunta... Como eu tuíto?
Veja só, meu caro leitor, agora você vai em “Home” e no quadradão posicionado abaixo do título “What are you doing”? diga o que está fazendo no momento. Ou não diga. Existem muitas outras coisas a serem faladas neste espaço de “mini blog”. Perceba que a cada caractere que você colocar, o número “140” no alto do quadradão vai diminuindo, até chegar a zero, ou até a menos 1, menos 2... Caso isso aconteça, você terá que reduzir sua mensagem, pois a graça do Twitter é que você tem apenas 140 caracteres para passá-la. E assim vale para todo mundo. Do Luciano Huck ao programa “Pânico”, da Xuxa à Britney Spears. Diga-se de passagem, todos estes têm Twitter.
Pronto, escolheu o que vai escrever? Clique em “update”, abaixo do quadradão, para enviar sua primeira mensagem no Twitter.
Não decidiu sobre o que quer escrever? Não sabe como vão te achar? Fique atento para a parte 2 desta coluna, na semana que vem, aqui.

2 comentários:

@JoseAdolfo disse...

Bem leve seu texto, gostei! Seu amigo imaginário é tb meu tio imaginário. Qdo ele vier visitar os parentes pobres aqui do BR te apresento ele.

Fred Neumann disse...

Quiaquiaquia, negócio fechado, Zé Adolfo!Parabéns pelo trabalho aí em Uberaba, sempre sigo também.

abraço!