quinta-feira, agosto 17, 2017

Um pouco da história do Canadá-com opinião

Fui visitar o incrível Canadian War Musem em Ottawa e resolvi resumir a história do Canadá com um pouco da minha perspectiva.
Começo perguntando: você sabe a origem do nome "Canadá"? A versão oficial é a seguinte: em 1535, dois jovens índios contaram ao explorador francês Jacques Cartier sobre uma rota para "kanata." Eles estavam se referindo a vila de Stadacona; "kanata" foi simplesmente o nome em Huron-Iroquois para "vila" ou "acampamento".

Já Quebec foi criada em 1608.

Anos depois, em 1775, os rebeldes americanos atacaram Quebec City. E os britânicos e os franceses se uniram pra defender Quebec City.
Com isso houve a Revolução Americana, que criou dois países: Canadá e Estados Unidos.
Não exatamente neste ano surgiu o Canadá. Mas aqueles que derrotaram estes rebeldes americanos, e os rebeldes locais, é que vieram a formar o Canadá.
É por isso também que Quebec e as províncias de origem britânica devem sempre ficarem juntas. Pois unidas, através do tempo, sempre foram mais fortes. Lutando, era só tragédia e enfraquecimento de ambos os lados.

Na guerra de 1812, os "First Nations" tiveram um papel importante na defesa do Canadá contra os americanos.
A Guerra de 1812 na verdade aconteceu de 1812 a 1814.
O governo britânico uniu o Upper e Lower Canada na Provincia do Canada em 1841.
Ao passar a Rebelion Losses Bill em 1849,  o governo britânico reconheceu o direito dos canadenses de governarem a si mesmos.
Os Voluntários da Marinha foram incorporados a Milicia Canadense em 1867.
E em 1867, a provincia do Canadá juntou-se a New Brunswick e Nova Scotia no que se tornou o novo Dominio do Canadá, uma colonia britânica auto-governada.
Postar um comentário