terça-feira, setembro 29, 2009

Twitter:uma introdução-2


Depois de concluir a parte 1 desta série de 2 colunas sobre o Twitter, acabei descobrindo na Internet um fantástico livro sobre o Twitter, com um título muito parecido com o desta coluna ( o título original para mídia impressa. Mudei o título para web). O título é “ Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter ( você já aprendeu em uma mesa de bar)”. O autor é o Juliano Spyer, e o melhor de tudo é que o livro está disponível gratuitamente para você baixar. Quem quiser, é só ir na página do Juliano no Scribd e fazer o download deste ou de outros livros dele. O link é este aqui
Continuemos então de onde paramos na semana passada. Você agora é um feliz proprietário de uma conta no Twitter. Feliz se já souber o que fazer com ela, claro. Mas você pode se perguntar, muito principalmente se for no começo, para que serve uma conta do Twitter. Aliás, você pode se fazer muitas perguntas, mas como esta coluna é apenas uma introdução ao tema, tentarei responder a três das possíveis perguntas.
A primeira: Não decidi ainda sobre o que vou escrever. O que faço?
Vamos lá. Eu sugiro inicialmente que você escolha qual o seu objetivo no Twitter. Você pode ser um artista famoso como o Luciano Huck querendo chegar primeiro ao milhão de seguidores, e por isso vai escrever curiosidades sobre sua vida particular para o povão curioso. Mas talvez você seja apenas um rapaz latino americano morando na cidade de Araxá, querendo conhecer um pouco mais do mundo fora ou dentro da América Latina. Se sua intenção for conhecer gente, escreva sobre assuntos interessantes. Envie links de informações que você acredita serem úteis para quem te segue.
E ainda, se você não for nem um artista famoso, nem um rapaz latino americano, mas sim uma empresa araxaense do ramo de comércio de calçados, você, empresa, pode escrever sobre as novidades de seu comércio, pode lançar ofertas exclusivas da loja para seu público que te segue no Twitter ( momento “ merchan”: para isso, claro, pode contratar minha empresa para lhe ajudar ).
Enfim, tendo decidido então ( ou não) quais serão seus temas no Twitter, você pode chegar á segunda pergunta: como vão me achar?
Existem algumas formas de você ficar conhecido no Twitter, principalmente quando você tem zero seguidores no seu primeiro dia.
Por favor, não entre em pânico. Pratique algumas atitudes básicas. A primeira delas: contate seus amigos para ver quem tem conta no Twitter. Isso já vai te dar um bom empurrão inicial.
Para continuar seu crescente domínio do mundo twitteiro, vá em “ search” e escreva o nome de sua cidade. Por exemplo, digite “ Araxá”, que certamente vai achar muita gente conhecida.
Para finalizar o início do crescimento do seu número de seguidores, escreva pelo menos de vez em quando sobre assuntos interessantes que possam ser “ retwittados” pelos seus seguidores iniciais. Pois se você tiver um seguidor que tenha por sua vez milhares de seguidores, imagine ele encaminhar, ou “ retwittar” sua mensagem para toda a legião de pessoas que o acompanha? E se uma parte deles gostar de sua mensagem, e começar a te seguir, ta aí: você conseguiu algo de muito bom.
Chegamos então á terceira e última pergunta: para que serve uma conta do Twitter?
Para responder a esta pergunta,veja alguns exemplos do que tem se feito no Twitter, alguns deles realmente fascinantes:
- médicos americanos transmitiram pelo Twitter, ao vivo, uma cirurgia para retirada de um tumor cancerígeno no rim, sem retirar todo o rim, para que seus colegas de Medicina no mundo todo soubessem que isso era possível
- o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, não convoca mais a imprensa para noticiar o que há de mais importante de novo no clube. Ele usa o Twitter, onde já tem quase 20.000 seguidores. Nesta semana, deu em primeira mão pelo Twitter a notícia da contratação do Ricardinho, antigo sonho do clube ( e de outros clubes também)
- a GGD Metals, empresa do setor do aço, usa o Twitter para enviar notícias do setor, para agregar conhecimento a quem tenha interesse nesta área, ou que deseja seguir carreira neste setor

Bom, estas duas colunas foram apenas uma introdução a este mundo maravilhoso do Twitter. Como em todos os outros sites da web, maravilhoso se bem utilizado, claro. Nas próximas duas semanas, irei falar sobre outro mundo maravilhoso: o do Facebook.

2 comentários:

@JoseAdolfo disse...

Bom texto. Manteve a alta qualidade do 1º. Você tem agência de publicidade?

Fred Neumann disse...

Oi, Zé Adolfo,

Eu tenho minha empresa de comunicação, a Manntra Soluções.
E você?

abraço,

Fred