domingo, outubro 24, 2010

Extrato Parlamentar

Na hora de escolher um candidato a presidente, tenho o perfil exato da pessoa que quero para comandar o nosso país. Apesar de ser uma tarefa das mais ingratas ficar no topo do comando de uma teia tão grande de escândalos políticos,as características certas são fundamentais na hora de comandar o nosso país.As nossas vergonhas nacionais políticas não escolhem partido. Nós, eleitores, não escolhemos o futuro dos políticos nos quais votamos.Só escolhemos o passado e o presente. Pois assim, nossos erros na hora de votar precisam esperar mais quatro anos pelo menos para serem “melhorados” por futuros acertos na hora de votar. Muito difícil saber se iremos acertar.
Por isso, eu venho na coluna de hoje tirar o chapéu para meu amigo Rafa Lamardo e o espetacular site que ele criou, chamado Extrato Parlamentar. Sugiro que cada um de nós possa fazer uso desta incrível ferramenta em prol da democracia, como o slogan do site já diz logo no começo. O Extrato Parlamentar serve principalmente para ajudar-nos na escolha do nosso candidato a deputado federal. No meio do caminho, pode ajudar também na escolha de governadores, senadores ou outros cargos, mas o principal é para deputado federal. Funciona da seguinte maneira:você entra no site, escolhe o Estado que deseja pesquisar. Depois você diz se deseja pesquisar por políticos ou por partidos. Em seguida, diz a sua opinião, se a favor ou contra, em relação a 12 projetos já votados no Congresso. Com estas informações, o site te diz qual o seu grau de afinidade com cada um dos parlamentares e suas votações. Obviamente, nem todos os candidatos a deputado federal estão nesta ferramenta, pois nem todos estão tentando a reeleição. Tem os novatos também. Para conhecer os novatos, você precisa de outras soluções. Mas caso você esteja com intenção de votar em alguém que esteja buscando a reeleição, esta ferramenta é uma das idéias mais inteligentes e que mais ajudaram a democracia até hoje. É uma certeza que você tem de votar somente em alguém com quem tenha afinidade.
Vamos a um exemplo prático. Uma das perguntas que você tem que responder é se você é favorável ou contrário ao aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais. Existem apenas duas opções de voto, a favor ou contra.Se tivesse a opção “muito contra”, teria sido esta a minha opção.Pois para a minha surpresa, nenhum,repito, nenhum deputado federal de Minas Gerais votou contra. Do Rio de Janeiro, foram cinco.Considero um número baixo, mesmo assim, mas já é alguma coisa. Você poderia pensar que um estado e suas cidades precisa de mais vereadores que outros. Eu acredito que o número de vereadores já está no limite dos limites.Poderia até ser menos gente lá. Ou até aumentar o número de vereadores, mas cortar pela metade os seus salários. Abro meu e-mail para os candidatos a deputado federal que quiserem comentar a respeito.
Continuei descobrindo o site “Extrato Parlamentar” e descobri que o político, no Brasil todo, com quem tenho mais afinidade, é do PSB, de Pernambuco. Tenho 100% de afinidade com as votações dele no Congresso.Não o conhecia, vou pesquisar mais, apesar de não votar em seu estado. Isso foi uma grande surpresa, mostrando que em política, muitas vezes valem mais as pessoas que os partidos.
Confesso que meu voto não se definirá completamente em razão das minhas descobertas neste belo site. Sei também que apenas 7% da população brasileira de eleitores acompanha a eleição pela Internet. ( dados de 2010) Mas uma certeza eu tenho: muitos votos iriam mudar de destino se todos os brasileiros tivessem acesso a esta ferramenta chamada Extrato Parlamentar.Quem sabe um dia. Democracia, feita a todo o vapor, consiste fortemente em conhecermos a fundo os candidatos em quem desejamos votar. Para isso uma frase muito popular, mas nunca inútil:para realizar algo, é preciso antes de tudo sonhar. Eu sonho com um país melhor, com políticos mais corretos, mesmo com tanta notícia ruim. A notícia boa é o site Extrato Parlamentar. Boa e imparcial.

Nenhum comentário: