sexta-feira, abril 01, 2011

A dinâmica Internet

A Internet é sem dúvida o meio mais dinâmico do mundo.Estou usando o adjetivo “dinâmico”, mas poderia ser também “concorrido”, “disputado”, “inovador”. Durante a semana, em conversas com amigos no Twitter, citei que o Yahoo continua sendo o quarto site mais visitado do mundo. Poucos acreditaram. De fato é, são mais de 130 milhões de visitantes únicos por mês.Mas sua audiência está em queda. A do Twitter está em alta.Mas quem garante alguma coisa? Se eu viesse nesta coluna aqui há 2 anos, e dissesse que o Facebook tomaria o lugar do Orkut na preferência dos brasileiros, alguém levaria isso a sério? O Orkut continua no topo do ranking de visitação nacional entre as redes sociais (4º. no geral), mas o Facebook acaba de ultrapassar, pela primeira vez no Brasil, metade da audiência do Orkut.

Se o leitor tiver menos de 20 anos, provavelmente não vai se lembrar dos nomes “Netscape”, “Aol” ou “Mandic”. Todos estes foram precursores da Internet. Mandic foi precursor no Brasil. Receberam milhões de investimento e hoje não fazem mais parte do “burburinho”. Twitter, Facebook, Google e Apple não saem das bocas dos antenados.Existe espaço para muitos outros também.O dinamismo não pára. Você já ouviu falar de compras coletivas? Em Araxá, já chegou o N Ofertas. São mais de 1000 sites como este no Brasil, com produtos e serviços a mais de 50% de desconto. Os mais famosos são o Peixe Urbano e Clickon.

Muito site para visitar? Este é apenas um segmento da Internet. Falamos agora dos sites de “check-in”, se é que podemos usar este nome para o segmento. São sites onde você usa seu celular para avisar aos amigos onde está,ou o que está fazendo. O mais famoso deles tem crescido no Brasil. É o FourSquare. É um serviço usado principalmente para contar aos amigos em que restaurantes, bares ou baladas você está. Nem todos os celulares têm o serviço por enquanto.Somente iPhone, Blackberry e os que têm o sistema Android, do Google. Tem também o GetGlue, que podemos considerar a versão do FourSquare para o entretenimento. O serviço não chegou ao Brasil ainda.Lá, você avisa qual filme está assistindo, que música está ouvindo, ou livro que está lendo. Ganha “adesivos virtuais” para tal. Mas ao acumular 20 adesivos virtuais, o site te manda um “ de verdade”, na caixa postal de sua casa.

Algum de nós pode garantir que o Facebook estará na crista da onda na próxima década? A julgar pelo crescimento avassalador do site, muitos garantiriam sim. Tem toda a chance para tal. Mas muitos previam o mundo inteiro de possibilidades para o My Space que o magnata Rupert Murdoch adquiriu, e foi colocado de lado pelo mundo após a chegada do Facebook. Sem falar no Delicious, que insinuam ter sido posto á venda por mero 1 milhão de dólares. Pelo Yahoo! Olha ele aí de novo. Não o tirem da pauta. Esta é a dinâmica Internet!

*Coluna originalmente publicada no Jornal Interação de Araxá-MG, de 1/4/2011

Postar um comentário