quarta-feira, janeiro 10, 2007

Estas bandas maravilhosas e seus nomes...humm!



* Parte integrante do Volume 14 das minhas colunas semanais, publicadas no Jornal Interação, de Araxá-MG


Parece inesgotável a capacidade que as bandas têm de achar nomes diferentes, bizarros, malucos, sem nexo, enfim, o importante é chamar a atenção de alguma forma. Senão perde a graça. Obviamente que me incluo no meio. Pois tentarei então trazer a esta coluna, de tempos em tempos, alguns dos nomes interessantes de bandas que continuam pipocando por aí.

O nome diferente que me chamou a atenção para escrever sobre isso na coluna desta semana foi o da banda “ Shitake Monkey”. Como sempre, “ tudo pelo sonoro”. Pois vejamos o significado do nome em português: “ macaco do shitake”, sendo shitake aquele tipo de cogumelo comido, com muito gosto, na culinária japonesa. Gostaria de saber de onde veio a inspiração. Quem sabe de um piquenique oriental que estavam fazendo, e o macaco deu um pulo da árvore e roubou o shitake?

Outro nome incrivelmente diferente é o da banda sueca de nome “ I´m From Barcelona”. Dá a sensação de que os integrantes da banda desejam fazer uma impossível integração geográfica entre Suécia e Espanha...foi o jeito que acharam.

Agora o nome de uma banda brasileira ( pelo menos enquanto não provam que são turcos). Segura aí: o nome da banda é “ A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia”. Adoro estas poucas bandas corajosas que escolhem nomes destes. E olha só o nome de uma das músicas: “ Mulher que vai à missa usa calça jeans em casa.” Dá vontade de escutar na hora só pela curiosidade.

Outros nomes que descobri recentemente: Au Revoir Simone ( em português, Adeus Simone);WC Masculino; Zé Cafofinho e Suas Correntes;Test Your Reflex ( em português, Teste Seu Reflexo).

E isso porque só estou falando de novas bandas. As mais famosas não ficam para trás: Os Beatles, ou Besouros do Ritmo; Radiohead, ou Cabeça de Rádio; Pearl Jam, ou Geléia de Pérola; Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii...

Parece que o mundo é pequeno para tanta inventividade. Eu pelo menos, dou a estes nomes sempre a melhor das boas-vindas.

-------------------------------------

Foto do macaco, do arquivo do Corriere della Sera
Foto do shitake, da empresa colombiana Agrotropical



Postar um comentário