quarta-feira, setembro 27, 2006

Wikipedia


Quem acompanha este blog com frequência já deve ter reparado que sou fã da Wikipedia.
Na verdade sou fã do conceito/software/páginas Wiki, onde as páginas não são algo fixo e imutável, mas editadas constantemente pelos usuários.
Acrescenta-se a isto que eu fiquei curioso em acompanhar a evolução da página em português da Wikipedia. Sendo assim, após um comentário do André, do Garibada , resolvi criar um relógio para este blog, onde as postagens seriam assinadas no final, mostrando, ao invés de um relógio ou data, mas o número de artigos em português da Wikipedia até aquele momento.
Na primeira postagem, eram 173.495 artigos.
Hoje, passados 36 dias, a Wikipedia chegou a 185.331 artigos em português.
Foram 328,7 artigos criados em média, por dia.
Ou ainda, 13,69 artigos por hora.
Hey, eu já tinha avisado sobre a minha quedinha pela matemática.

Na postagem de hoje, além destes números todos, resolvi conferir a quantas anda a diferença entre a quantidade de artigos em português e espanhol na Wikipedia.
Desde a primeira vez que me atentei a isto, fiquei orgulhoso e satisfeito.

O placar do momento é o seguinte:

Artigos em português da Wikipedia: 185.331
Artigos em espanhol da Wikipedia: 156.179

Diferença atual: 29152 artigos

Editar um artigo lá na Wikipedia não é tão difícil.
Eu mesmo comecei a me aventurar por lá.
Vamos manter a língua portuguesa na dianteira?
---------------------------------------------------

Fred Neumann escreveu aos 185.331 artigos em português da Wikipedia
Postar um comentário